quinta-feira, 19/03/2020

Chocar contra uma parede!


Carlos Pinto
A última semana e meia foi, seguramente, das mais bizarras das nossas vidas. Salvo raras excepções (assentes nas memórias de tempos muito idos), todos fomos confrontados com uma realidade que colocou em causa todos os factos adquiridos e a tranquilidade da rotina do dia-a-dia, transtornando todas as nossas acções e movimentos. Foi como estarmos a conduzir um carro a “velocidade de cruzeiro” e, repentinamente, ao virar da curva, nos depararmos com um muro de betão e não termos qualquer hipótese de travagem. O embate foi duro… e vai doer ainda mais!
O coronavírus Covid-19 começou por ser uma coisa longínqua que, sorrateiramente, se foi aproximando de forma ameaçadora. Até que bateu à nossa porta, forçando a entrada sem que para tal estivéssemos minimamente preparados. É por isto que este momento de emergência é, em simultâneo, um enorme desafio para todos nós.
Um desafio enquanto cidadãos que fazem parte de uma comunidade e enquanto membros de uma família com crianças, adultos e idosos. Um desafio para todos aqueles que fazem parte dos serviços de saúde, de socorro e de segurança. Um desafio para empresários e trabalhadores, que terão de se esforçar a triplicar (ou mais) para assegurar a continuidade de cada uma das empresas. E um desafio para aqueles que têm de decidir em nome de todos os outros (e nesse aspecto há que enaltecer a pró-actividade que todos – sem excepção – os autarcas do Baixo Alentejo tiveram, fazendo aquilo que, dentro das suas competências, era possível neste momento único e imprevisto).
Estes são tempos de excepção que exigem mais de todos nós. Tempos em que o interesse colectivo se deve sobrepor às questões pessoais. Agora mais que nunca, é preciso fazer o que tem mesmo de ser feito. Sem preconceitos ou populismos baratos. Com ponderação e de forma serena. Vai custar… mas passará!

COMENTÁRIOS

Nome:
*Email:
Comentário (máx 1000 caracteres):

* O endereço de email não será publicado

Não há comentários para este artigo


12h28 - domingo, 05/04/2020
Alentejo regista
82 casos positivos
de Covid-19
O Alentejo registava um total de 82 casos positivos do coronavírus Covid-19 até à meia-noite deste sábado, 4 de Abril, adiantou já hoje a Direcção Geral da Saúde (DGS).
08h00 - domingo, 05/04/2020
“Vivemos um estado
de crise no Brasil”
Nuno Seno, natural de Aljustrel, dirige uma empresa ligada à área da energia em Fortaleza, no Brasil, e conta ao “CA”, em discurso directo, como está o “gigante” da América do Sul a lidar com a pandemia da Covid-19.
08h00 - domingo, 05/04/2020
Bolsa de Voluntariado
criada no distrito
A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), o Centro Humanitário de Beja da Cruz Vermelha Portuguesa e o Centro Distrital de Beja da Segurança Social criaram recentemente a Bolsa de Voluntariado do Baixo Alentejo.
08h00 - domingo, 05/04/2020
CM Castro Verde distribui
viseiras por instituições locais
A Câmara de Castro Verde entregou nos últimos dias mais de uma centena de viseiras a isntituições sociais e forças de segurança do concelho, no sentido de reforçar a prevenção face à pandemia de Covid-19 que afecta Portugal.
12h25 - sábado, 04/04/2020
Alentejo regista
63 casos positivos
de Covid-19
Até à meia-noite desta sexta-feira, 3, o Alentejo registou 63 casos positivos de Covid-19 e nenhum óbito, adianta o relatório de situação diário publicado pela Direcção Geral da Saúde (DGS).

Proxima Edicao