07h00 - quarta, 23/09/2020

Águia-imperial ibérica
libertada em Mértola

Águia-imperial ibérica libertada em Mértola

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) promove nesta quarta-feira, 23, pelas 11h00, a libertação de uma águia-imperial-ibérica (Aquila adalberti), marcada com emissor, na serra da Alcaria Ruiva, no concelho de Mértola.
De acordo com o ICNF, esta ave, "que nasceu na região, caiu do ninho e ao ter sido resgatada em tempo útil foi possível ser encaminhada para recuperação, no Centro de Recuperação de Animais Silvestres, da Câmara Municipal de Lisboa".
A mesma fonte lembra que desde 2004 que Portugal e Espanha "trabalham em colaboração para a conservação desta espécie".
"Neste âmbito têm vindo a ser desenvolvidos trabalhos de monitorização dos territórios em que a espécie ocorre em Portugal continental", sendo que em 2020 o ICNF "procedeu à marcação de três crias com emissores (GPS/GSM) o que permitiu o seguimento das mesmas", acrescenta o Instituto.
O ICNF revela ainda que a maioria dos casais reprodutores de águia-imperial ibérica em Portugal registam-se na região do Alentejo, tendo em 2020 sido assinalados 21 casais reprodutores na região, "mais sete casais do que em 2019".
"No Alentejo esta espécie ocupa uma área aproximada de 6.000 km2 e através da monitorização dos indivíduos com emissores, nos últimos cinco anos, verificou-se que as zonas de Protecção Especial de Castro Verde e do Vale do Guadiana têm vindo a consolidar-se como as principais áreas de ocorrência da espécie em Portugal", sublinha o ICNF.

Foto de Carlos Carrapato


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h00 - domingo, 25/10/2020
Hospital de Beja assinala
meio século de existência
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULBSA) promove neste domingo, 25 de Outubro, a cerimónia comemorativa do 50º aniversário do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.
10h00 - domingo, 25/10/2020
Domingas Pereira
é a mandatária distrital
de João Ferreira
A médica Domingas Pereira, que exerce funções no hospital de Beja, é a mandatária distrital da candidatura de João Ferreira às eleições Presidenciais de 2021, revelou ao "CA" fonte oficial da candidatura apoiada pelo PCP.
07h00 - sexta, 23/10/2020
Urgências de
Castro Verde vão
ser ampliadas
O edifício actual do Serviço de Urgência Básica (SUB) do Centro de Saúde de Castro Verde irá ser ampliado, numa parceria entre a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e a Câmara Municipal local.
07h00 - sexta, 23/10/2020
Candidato à Presidência
da República apoiado pelo
PCP em Cuba e Beja
João Ferreira, candidato à Presidência da República apoiado pelo PCP, vai estar nesta sexta-feira, 23, nos concelhos de Cuba e de Beja, "para contactar com casos de destruição do património".
07h00 - quinta, 22/10/2020
União Europeia
chega a acordo
para a nova PAC
Os 27 Estados-membros da União Europeia já chegaram a um acordo relativo à aplicação da Política Agrícola Comum (PAC) para o próximo ciclo de programação, revela o Ministério da Agricultura.

Data: 23/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial