12h11 - quinta, 10/09/2020

Desafios de um tempo incerto


Carlos Pinto
Os últimos seis meses têm sido, seguramente, os mais "bizarros" vividos por grande parte de todos nós. À conta de um vírus novo, que surgiu repentina e avassaladoramente, fomos obrigados, primeiro, a um período de confinamento forçado e, mais tarde, a novas regras para circularmos, trabalharmos e até convivermos socialmente. É este o "novo normal", com máscaras e muito álcool-gel à mistura. Tudo com o mínimo de contacto físico e afectivo.
Cumprida esta metade de ano (inesquecível, seguramente), tentamos a custo regressar à rotina habitual. Com cautelas e muita desconfiança, é certo, mas aos poucos temos vindo a conseguir recuperar a liberdade de fazer aquilo que sempre fizemos. E pela frente temos agora um novo – e grande – desafio: o regresso às aulas.
Como o "CA" lhe conta na abertura desta edição histórica, também as escolas vão abrir portas em 2020-2021 com novas regras. O desafio é imenso e complexo neste tempo de grandes incertezas. Os riscos associados são mais que muitos, por se tratarem de locais onde diariamente confluem dezenas ou centenas de pessoas de todas as idades, estratos sociais e proveniências. Mas é preciso dar este passo em frente.
Façamos pois todos – enquanto alunos, encarregados de educação, professores, pessoal auxiliar, a comunidade em geral – um esforço para cumprir com o que nos é pedido. A bem das crianças/ jovens e do nosso futuro. Porque a Escola e a Educação são importantes demais para serem colocadas "na prateleira" por um período indeterminado.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
10h00 - domingo, 25/10/2020
Hospital de Beja assinala
meio século de existência
A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULBSA) promove neste domingo, 25 de Outubro, a cerimónia comemorativa do 50º aniversário do Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.
10h00 - domingo, 25/10/2020
Domingas Pereira
é a mandatária distrital
de João Ferreira
A médica Domingas Pereira, que exerce funções no hospital de Beja, é a mandatária distrital da candidatura de João Ferreira às eleições Presidenciais de 2021, revelou ao "CA" fonte oficial da candidatura apoiada pelo PCP.
10h00 - domingo, 25/10/2020
Balanço positivo
nos cinco anos da
Almovimento
O presidente da associação Almovimento, com sede na vila de Almodôvar, faz um balanço "positivo" dos cinco anos de existência da colectividade, assinalados no início deste mês de Outubro.
07h00 - sexta, 23/10/2020
Urgências de
Castro Verde vão
ser ampliadas
O edifício actual do Serviço de Urgência Básica (SUB) do Centro de Saúde de Castro Verde irá ser ampliado, numa parceria entre a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e a Câmara Municipal local.
07h00 - sexta, 23/10/2020
Mértola, capital da caça!
Mesmo sendo tempo de pandemia, Mértola continua a ser a "capital da caça"! Um "estatuto" assinalado ao longo deste fim-de-semana, 23 a 25 de Outubro, com a realização da 11ª edição da Feira da Caça, promovida pela Câmara Municipal local e que vai decorrer no novo Pavilhão Multiusos da "vila-museu".

Data: 23/10/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial