12h49 - quinta, 22/10/2020

Elogio da Participação


Carlos Pinto
A edição de 2020 do "Orçamento Participativo" (OP) da Câmara de Castro Verde terminou nesta semana, com o triunfo de uma proposta vocacionada para o bem-estar físico e mental dos idosos que no próximo ano constará no orçamento municipal local. Em Dezembro será a vez do OP de Odemira, um dos mais antigos do país, revelar os seus vencedores, sendo que no início do próximo ano deverá avançar mais uma edição do OP de Mértola e ainda o novo OP da Vidigueira.
Estes quatro casos, uns mais recentes que outros, são todos eles bons exemplos de como motivar e suscitar a participação pública em prol de comunidade. Porque parece-nos óbvio que a intervenção dos munícipes na gestão pública não se deve limitar ao dia das eleições (neste caso Autárquicas), depositando o seu voto apenas de quatro em quatro anos e ficando afastados das decisões de câmaras municipais e juntas de freguesia no tempo restante.
É precisamente por isso que os OP são um bom exemplo. Porque permitem o envolvimento dos cidadãos na apresentação de propostas e na discussão de novos investimentos públicos, alguns deles "fora da caixa" mas de reconhecido valor para as populações. E quem ganha com isso são, evidentemente, as pessoas e as localidades.
Fica, portanto, aqui o elogio para quem ousou romper com a tradicional forma de decidir e chamar à liça os interessados. Mas o elogio maior vai mesmo para todos aqueles que se envolvem (e têm envolvido) nestes processos, quase sempre sem qualquer interesse pessoal que não seja o de transformar a sua terra num local mais aprazível para estar e viver.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 25/11/2020
Alentejo 2020 aprova
candidaturas do "+ CO3SO"
O Alentejo 2020 já fechou as deliberações de um aviso de concurso do programa "+ CO3SO", tendo deliberado sobre mais de 200 candidaturas apresentadas, revela ao "CA" fonte oficial do programa operacional regional.
07h00 - quarta, 25/11/2020
GNR sinaliza 3.403 idosos sozinhos
ou isolados no Baixo Alentejo
Um total de 3403 idosos foram sinalizados pela GNR nos 14 concelhos do distrito de Beja por viverem sozinhos e/ou isolados.
07h00 - quarta, 25/11/2020
Odemira entrega prémios
"Espírito Empreendedor"
Um projecto na área da cosmética e um "restaurante sobre rodas" são os vencedores da quinta edição dos prémios "Espírito Empreendedor"em 2020, promovido pela Câmara de Odemira no âmbito do Odemira Empreende-Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego.
07h00 - terça, 24/11/2020
Almodôvar distinguida
como "Autarquia
Familiarmente Responsável"
A Câmara de Almodôvar foi distinguida, pela quinta vez consecutiva, com o galardão de "Autarquia Familiarmente mais Responsável", atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, que acompanha as melhores práticas em matéria de responsabilidade familiar nas políticas locais.
07h00 - terça, 24/11/2020
EMAS de Beja retoma
projecto "Heróis
da Água" nas escolas
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMAS) de Beja retomou, na passada semana, o projecto "Heróis da Água", direccionado para os alunos do primeiro ciclo do ensino básico do concelho.

Data: 20/11/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial